Gestão pessoal de carreira: Por que é importante e como se destacar com 7 dicas

A dinâmica entre empresas, colaboradores e prestadores de serviço vem mudando de forma significativa nos últimos anos. Por esse motivo, profissionais de diferentes perfis não devem ficar para trás e precisam fazer uma gestão pessoal de carreira que seja estratégica e que permita direcionar objetivos e estratégias para alcançá-los.

Em outros tempos, a gestão de carreira era uma preocupação das empresas. Hoje em dia, porém, é cada vez mais comum ver profissionais assumindo o protagonismo e controle de suas carreiras, com mais autonomia e dinamicidade.

Se deseja saber mais sobre como funciona a gestão pessoal de carreira, continue a leitura deste artigo e confira:

  • O que é a gestão pessoal de carreira?
  • Por que o profissional precisa assumir a gestão da própria carreira?
  • Conheça os principais modelos de carreiras
  • Domine sua carreira: 7 dicas práticas de gestão pessoal de carreira
  • Gestão pessoal de carreira para profissionais experientes

O que é a gestão pessoal de carreira?

Entendemos a gestão pessoal de carreira como o processo pelo qual um indivíduo assume a responsabilidade de gerir e desenvolver sua própria carreira. Essa gestão tem a ver com o autoconhecimento relacionado a seus interesses, competências e valores.

Em geral, o profissional decide fazer a gestão pessoal da carreira ou em busca de reposicionar seus propósitos pessoais e profissionais ou por ser surpreendido pelo próprio mercado – que sofre mudanças constantes.

Assim, essa prática é um meio para um indivíduo se manter competitivo no mercado de trabalho e envolve o desenvolvimento de habilidades, networking, busca de oportunidades e, é claro, autoavaliação contínua. Em suma, além desse desenvolvimento de habilidades e competências, trata-se do conjunto de grandes decisões tomadas por esse indivíduo em relação à vida profissional.

No processo, o profissional pode, por exemplo, decidir se irá atuar como um empregado, empreendedor, consultor ou prestador de serviços. Porém, é importante já deixar claro que não se tratam de planejamentos e decisões feitas uma só vez só, de forma engessada. Pelo contrário, elas devem ser reavaliadas e frequentemente melhoradas ao longo do tempo.

Gestão de carreira e marketing pessoal são a mesma coisa?

Ao se falar em gestão de carreira, é comum que se confunda com marketing pessoal, mas eles não são a mesma coisa.

A gestão pessoal de carreira envolve um conjunto de práticas para um indivíduo desenvolver a própria carreira. Enquanto isso, o marketing pessoal se trata da estratégia pela qual uma pessoa promove sua imagem, habilidades e competências para construir uma marca pessoal forte e positiva, capaz de atrair a atenção e gerar destaque na carreira.

De qualquer forma, o profissional que deseja ser percebido como um profissional competente pode e deve combinar ambas práticas para, assim, colher resultados mais eficazes no longo prazo.

Por que o profissional precisa assumir a gestão da própria carreira?

Não dá para negar que o mercado está cada vez mais competitivo e dinâmico, certo?

Desse modo, não é mais suficiente contar apenas com a formação acadêmica ou com a experiência profissional para se manter empregável e progredir na carreira. É preciso estar atento às mudanças do mercado e às tendências do setor em que atua, buscando desenvolver novas habilidades e competências.

Sabendo disso, aqui vão alguns benefícios do profissional se tornar o protagonista da gestão da própria carreira:

  • Maior autonomia na tomada de decisões
  • Maior confiança diante dos desafios profissionais
  • Tornar-se mais flexível e adaptável às mudanças do mercado
  • Melhores oportunidades de progressão na carreira
  • Possibilidade de escolher caminhos alinhados aos valores e objetivos pessoais
  • Maior satisfação e realização pessoal no trabalho
  • Melhor posicionamento para ganhar mais e usufruir de benefícios

Conheça os principais modelos de carreiras

Para entender sobre a gestão pessoal de carreira, é preciso saber que as carreiras podem ser categorizadas em diferentes modelos. A seguir, iremos trazer as divisões mais comuns no universo profissional. Confira:

Carreira tradicional

Como o nome já sugere, a carreira tradicional envolve uma trajetória linear e hierárquica, onde o profissional já possui um plano de carreira pré-determinado em uma empresa. Embora possua relativa estabilidade e benefícios, pode ser um modelo limitante em termos de desenvolvimento pessoal e em relação à adaptação às mudanças do mercado.

Carreira empreendedora

A carreira empreendedora é baseada na criação e gestão de um negócio próprio. Este modelo de carreira envolve riscos e incertezas e, dessa forma, requer perfis profissionais mais autônomos, flexíveis e de grande apreço pela inovação.

Carreira acadêmica

A carreira acadêmica é uma escolha comum de indivíduos que não param de estudar e se realizam como professores universitários, pesquisadores ou cientistas. A carreira exige formação específica, como mestrado e doutorado, e valoriza a produção e divulgação de conhecimento por meio de pesquisas e produções científicas.

Carreira freelancer

A carreira freelancer é a opção de indivíduos que prezam pela flexibilidade e liberdade na escolha de projetos e clientes. Ela se baseia em projetos autônomos pontuais ou temporários – sem vínculos empregatícios. Porém, esse modelo de carreira requer algumas habilidades empreendedoras, como marketing pessoal e de gestão de tempo.

Carreira de consultoria

Alguns profissionais experientes, que possuem ótimas habilidades como comunicação e negociação, partem para a carreira de consultoria. Ela é baseada na prestação de serviços de consultoria para empresas ou organizações em áreas específicas, como marketing, finanças, gestão e recursos humanos.

Carreira sociopolítica

A carreira sociopolítica está relacionada ao engajamento em causas sociais e políticas, seja em organizações governamentais, partidos políticos ou cargos públicos. Ela requer habilidades de liderança, negociação e comunicação e, em geral, tem a realização pessoal e o impacto social como principais propósitos.

Domine sua carreira: 7 dicas práticas de gestão pessoal de carreira que todo profissional precisa conhecer

Agora que você entendeu como a gestão pessoal de carreira funciona e sua importância, iremos trazer 7 dicas que irão te ajudar a construir uma postura ativa e engajada na busca por objetivos e metas pessoais. Acompanhe!

1. Trabalhe o autoconhecimento

Saber quem você é, suas habilidades, características, valores e limitações é essencial para tomar decisões no âmbito profissional. Nesse sentido, o autoconhecimento é uma habilidade fundamental para quem deseja se devolver pessoal ou profissionalmente.

Ao falar de autoconhecimento, também é importante falar sobre inteligência emocional, conceito da psicologia que descreve a habilidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros. Isso é fundamental na gestão pessoal de carreira, uma vez que ajuda a definir as metas e os planos de ação corretos para alcançá-las.

2. Utilize a técnica dos “5 Ps pessoais”

Ainda sobre autoconhecimento, a técnica dos 5 Ps pessoais é uma ferramenta que consiste em identificar cinco aspectos importantes na vida pessoal e profissional que devem ser considerados na hora de definir objetivos e metas. São eles:

  1. Propósito
  2. Paixão
  3. Potencial
  4. Pontos fortes
  5. Pontos fracos

A técnica permite identificar áreas de maior aptidão e interesse bem como os aspectos que precisam ser melhorados para a construção de uma carreira baseda nos valores e objetivos pessoais do indivíduo.

3. Mantenha viva sua rede de contatos

Ser bacana e colaborar com as pessoas que passam pelo nosso caminho também faz parte de uma boa gestão pessoal de carreira. Portanto, é essencial cultivar bons relacionamentos durante a trajetória profissional para construir uma rede forte e diversificada, com potencial de abrir muitas portas e oportunidades para você no futuro.

Lembre-se que manter contato não significa apenas pedir favores ou ajuda, mas estar próximo e se interessar de verdade pelas pessoas em sua rede, compartilhando experiências.

4. Atualize-se constantemente

Tecnologias, inovações e ferramentas surgem a todo instante, tornando as atividades mais eficientes, rápidas e precisas. Por isso, manter-se atualizado sobre o setor profissional e as tendências do mercado também é fundamental para o profissional que deseja se destacar.

Além disso, a atualização constante também tem a ver com projetar cenários diante dos eventos. Por exemplo, diante do incrível avanço que a IA vem tendo nos últimos meses e anos, o profissioal competitivo não pode se deixar acomodar e deixar grandes novas oportunidades irem embora.

5. Desfrute dos benefícios da tecnologia

Se bem utilizada na gestão pessoal de carreira, a tecnologia ajuda o profissional a se manter atualizado, organizado e conectado com uma ampla rede de profissionais. Isso facilita a busca por empregos e networking, por exemplo. Aliás, plataformas como o LinkedIn estão aí para mostrar por que você deve apostar nas conexões virtuais para alavancar sua carreira.

6. Utilize seu tempo de forma inteligente

Uma pesquisa divulgada em 2021 mostrou que a gestão de tempo traz relativa melhora no desempenho profissional, mas profundo impacto no bem-estar e satisfação pessoal. O bem-estar, é claro, terá diversos impactos mesmo que indiretos na produtividade, fazendo da gestão de tempo importante para ajudar a alcançar os objetivos de carreira.

7. Arrisque-se e esteja pronto para abraçar novas oportunidades

Por fim, é preciso se arriscar e abraçar novas oportunidades. Você pode começar experimentando novas opções, mantendo inicialmente como uma atividade paralela à sua atuação principal. Com o tempo, será inevitável perceber o que realmente mexe o seu coração e se a jornada trilhada está mesmo alinhada aqueles objetivos e propósitos traçados inicialmente.

Como profissionais experientes podem impulsionar suas jornadas com uma gestão pessoal de carreira eficaz?

Além das dicas anteriores, um profissional mais experiente pode se beneficiar de um consultor de carreira, capaz de avaliar suas habilidades e interesses e identificar novas oportunidades. Ao desenvolver um plano de carreira personalizado, o consultor pode ajudar desde a etapa de autoconhecimento até a implementação prática das ações.

A Restart Me nasceu para projetar a carreira que os profissionais experientes estão buscando, por meio de um processo estruturado e partindo da perspectiva de carreiras não lineares. Isso significa novas perspectivas no desenvolvimento do profissional, seguindo um método que utiliza a ferramenta ágil de ‘design thinking’. Fale conosco!