Smart Money: Dinheiro inteligente para alavancar startups

Antes do surgimento de modernas formas de investimento, os empreendedores muitas vezes dependiam de fontes tradicionais. No entanto, como muitas vezes esses investimentos não eram capazes de oferecer a tração necessária para o crescimento das startups, fontes modernas surgiram e tornaram-se conhecidas, como é o caso do Smart Money.

Para conhecer mais sobre o chamado Smart Money e entender como ele pode colaborar com o crescimento e sucesso do seu negócio, confira este conteúdo!

O que é o Smart Money?

Smart Money (ou “dinheiro inteligente”) é mais do que dinheiro, mas um investimento estratégico capaz de ajudar a startup crescer de forma mais rápida e eficiente. Quando falamos em Smart Money, estamos falando de um tipo de investidor que tem experiência específica e relevante para o mercado em que a startup opera.

Nesse sentido, o Smart Money une o aporte financeiro ao aporte de conhecimento e networking, que incluem conselhos e sugestões específicas ao negócio.

Smart money e smarter money para startups

O investidor Smart Money pode ser um empresário bem sucedido que já trilhou esse caminho de criar uma empresa do zero e torná-la de grande porte ou um empresário que já liderou rodadas de investimento até atingir o exit. Assim, ele pode ter conhecimento e expertise para compartilhar sobre diversas áreas, tais como:

  • Mercado
  • Produto
  • Marketing
  • Financeira
  • Networking
  • Internacionalização

Esse capital estratégico pode remodelar o negócio da startup, desenvolvendo habilidades, competências e atitudes empreendedoras importantes.

O sucesso do Smart Money também vem do equilíbrio do Burn Rate, a velocidade com que a startup “queima” o dinheiro investido. Vamos entender melhor a seguir!

Equilibrando o burn rate através do Smart Money

O burn rate é um indicador importante para ajudar a identificar o tempo de vida de uma startup até a próxima rodada de captação. Ele se refere a taxa gasta pela empresa para cobrir despesas operacionais, que incluem salários, aluguel e marketing, por exemplo.

Aqui o Smart Money entra como um recurso interessante, já que pode ajudar a manter um burn rate saudável por meio de orientação estratégica, com insights valiosos trazidos pelos investidores para a gestão financeira da startup.

  • Vale a pena conferir nosso artigo sobre gestão por resultados, entender como funciona e conhecer 6 práticas para implementar!

Além disso, o acompanhamento constante da performance da startup e o monitoramento de seus gastos ajuda a identificar possíveis melhorias e oportunidades visando o longo prazo.

Smart Money para startups na prática

Fazer uma startup decolar vai muito além de oferecer um produto ou solução inovadora. Além de solucionar problemas reais do mercado, ela precisa ser rentável e possuir alto potencial de crescimento na busca de novos mercados e clientes.

No meio disso tudo, a atração de investimentos também é uma etapa importante, sendo o Smart Money um motor mais completo, indo muito além do aporte financeiro.

A seguir, iremos explorar como as startups podem aproveitar esse recurso para alcançar seus objetivos de crescimento.

Alavancas financeiras

Não tem jeito: dinheiro é fundamental para o crescimento e sobrevivência de uma startup.

As alavancas financeiras são um recurso alternativo para que empreendedores não precisem depender somente de investimento de capital próprio ou empréstimos bancários para aumentar a capacidade financeira da empresa.

Essas alavancas incluem a busca por investidores-anjo, financiamentos com condições vantajosas, participação em programas de aceleração ou incubação e acesso a ecossistemas de inovação valiosos.

Scaling up

A maioria das startups depende da escala para atingir o sucesso tão buscado.

Nesse sentido, contar com os recursos do Smart Money também significa alcançar essa escala desejada em sua startup, desenvolvendo uma estratégia de crescimento eficaz e identificando oportunidades de expansão.

Alguns pontos essenciais para a escala são pessoas talentosas e comprometidas com o negócio e seu propósito, estratégias bem definidas e executadas com excelência e o gerenciamento cuidadoso do caixa, garantindo a sustentabilidade financeira. Por último e não menos importante, uma governança forte e transparente também é fundamental.

Pessoas

O ativo “pessoas” já foi citado no tópico anterior, mas merece ser melhor esclarecido por aqui.

Você já deve ter notado que as startups geralmente são criadas por empreendedores apaixonados, certo? Porém, infelizmente muitos deles não têm as habilidades necessárias para levar a empresa ao sucesso.

É nesse momento que entra o Smart Money, capaz de ajudar as startups a construir uma equipe forte e talentosa através de treinamento e capacitação de mentores, investidores e parceiros estratégicos.

Mas o Smart Money vai ainda além, colaborando também com a atração e retenção de talentos de alto nível por meio de ações como compensações financeiras e benefícios.

Controle de riscos

Crescer de forma rápida e expandir o negócio de forma exponencial envolve riscos. A boa notícia é que os investidores experientes de Smart Money estão prontos para oferecer orientações sobre como minizar os riscos e maximizar as oportunidades de crescimento.

Ainda, prevendo possíveis problemas ou desafios que podem surgir ao longo da sua jornada, eles podem ajudar a desenvolver um plano de contingência eficaz.

Estratégia

Por último, o Smart Money pode ser um recurso valioso para elaborar e implementar uma estratégia clara e eficaz para o crescimento do negócio, o que inclui:

  • Observar tendências do mercado
  • Identificar oportunidades de crescimento e expansão
  • Desenvolver um plano de negócios sólido
  • Implementar práticas de gestão eficazes

Investir em Smart Money pode ser a chave para o sucesso de sua startup

A Restart Me acredita que é possível desenvolver soluções que fazem do mundo um lugar mais confortável, justo e sustentável para as pessoas. Foi pensando nisso que desenvolvemos um método próprio de investimento inteligente para startups, financiando a solução de problemas reais para a inovação de impacto.

Contamos com investidores-anjo conectados ao nosso ecossistema, o que nos permite oferecer o que chamamos de aporte intelectual. Com isso nós conseguimos:

  • validar o modelo de negócio
  • ajudar a startup a atingir e conquistar mais clientes
  • apoiar a gestão e a governança
  • captar recursos para startups de qualquer ramo

Quer receber o apoio do melhor capital que vai oferecer mais competitividadade, escalabilidade e sucesso para sua startup? Apresente o seu negócio inovador para a Restart Me para que, em breve, estejamos trilhando juntos a sua jornada de realização pessoal e profissional! Vamos nessa?