Gestão por Resultados: O que é, como funciona e 6 práticas para implementar
A gestão por resultados é um modelo de gestão que busca alcançar metas e objetivos definidos previamente, utilizando indicadores de desempenho e monitoramento contínuo. Nesse modelo de gestão, o foco está em trabalhar de forma inteligente, com menos apego aos processos em si e com a energia direcionada nos resultados obtidos.
Muitas empresas têm optado por esse modelo de gestão porque ele se baseia em indicadores e metas claras – alinhados com os resultados esperados. Além disso, ele viabiliza e incentiva maior transparência e participação de gestores e colaboradores, cujos desempenhos são constantemente monitorados e avaliados.
Neste artigo, iremos abordar o que é e como funciona a gestão por resultados, as diferenças com a gestão por processos e sugestões para implementá-la em sua empresa. Vamos acompanhar?
O que é e como funciona a gestão por resultados?
A gestão por resultados é uma abordagem que surgiu em 1954, por meio do professor e consultor Peter Drucker, e funciona com objetivos e metas definidos de forma participativa. Dessa forma, tanto liderança como liderados participam da construção desses objetivos de forma colaborativa dentro de uma empresa.
Uma das principais características dessa abordagem é o maior envolvimento e engajamento dos colaboradores, uma vez que ocupam uma posição de responsabilidade e comprometimento em relação às metas estabelecidas.
Outra característica importante é a garantia de ações mais eficazes a partir dos indicadores de desempenho e do monitoramento constante do progresso das metas. Isso permite identificar mais facilmente as ações que estão funcionando e ajustar aquelas que precisam de melhorias. Como resultado, a empresa ganha um processo de melhoria constante.
Diferenças entre gestão por resultados e gestão por processos
Ao falar sobre gestão por resultados, é comum que surjam dúvidas que dizem respeito também à gestão por processos e qual das abordagens é a melhor opção.
A verdade é que se tratam de abordagens diferentes, que possuem objetivos específicos e certas vantagens no gerenciamento de uma organização. A seguir, nós iremos elencar os principais pontos de cada uma delas. Não deixe de conferir!
Gestão por resultados
Com foco na obtenção de resultados tangíveis e mensuráveis, a gestão por resultados melhora significativamente o desempenho da empresa em todas as suas atividades. Como consequência, esse modelo gera impacto na cultura organizacional da empresa, uma vez que as metas e objetivos precisam andar lado a lado com os valores da companhia.
- Visa obter resultados práticos e mensuráveis, tais como aumento de vendas e a redução de custo;
- Possui foco nos resultados finais e nos objetivos de curto prazo;
- Sua abordagem é orientada por metas que são estabelecidas e medidas regularmente;
- Utiliza indicadores de desempenho para medir os progressos;
- Tende a ser mais rígida e focada em metas específicas.
Gestão por processos
A gestão por processos é orientada na melhoria contínua dos processos internos da empresa. Isso quer dizer que essa abordagem de longo prazo tem como objetivo encontrar formas de fazer as coisas melhor e mais rápido. Ela é mais flexível e se adapta melhor às mudanças, permitindo ajustes necessários ao longo do tempo.
- É concentrada na melhoria contínua dos processos dentro da organização;
- Possui foco em alcançar resultados de longo prazo;
- Sua abordagem tem foco em processos, de modo que a organização identifica seus processos principais e trabalha em sua melhoria contínua;
- Utiliza métricas para avaliar a eficiência dos processos internos;
- Tende a ser mais flexível e adaptável às mudanças, permitindo à organização se ajustar a novas condições de mercado.
Como implementar a gestão por resultados em sua empresa? Conheça 6 práticas importantes
Até aqui, acho que você já conseguiu obter alguns aprendizados sobre a gestão por resultados, correto? Essa metodologia consiste em alguns pilares importantes, objetivos claros e mensuráveis e em uma cultura organizacional bem estabelecida.
É sobre isso que iremos falar agora. Acompanhe para conhecer 6 práticas importante e obter eficácia ao implementar a gestão por resultados no seu negócio. Confira!
1. Conhecer os pilares da gestão por resultados
Não podemos negar: estabelecer a gestão por resultados em uma empresa é um desafio, e todos os esforços da liderança e colaboradores precisam ser direcionados a esse objetivo.
A gestão por resultados é uma abordagem que se apoia em três importantes pilares – fundamentáveis para que ela se sustente desde o primeiro instante. Podemos resumi-los em transparência, objetividade e engajamento. Calma, explicaremos cada um deles a seguir:
- Transparência: A transparência com a equipe faz toda a diferença na busca pelos objetivos. Isso aumenta a confiança dos colaboradores, que acabam se tornando mais comprometidos e aumentam o desempenho atual em direção às metas.
- Objetividade: Quando existe objetividade na comunicação corporativa, torna-se possível medir o progresso em direção às metas de forma mais justa. Isso é possível quando os funcionários transmitem feedbacks claros aos seus líderes, gerando uma aliança de confiança entre líderes e liderados e aumentando, assim, o engajamento.
- Engajamento: E por falar em engajamento, a metodologia de gestão por resultados só é efetiva com um time de pessoas fazendo o certo e baseadas em um plano individual. Em outras palavras, a rotina de trabalho de cada funcionário precisa estar alinhada com a visão de futuro da empresa, bem como com suas metas de curto ou longo prazo.
2. Definir objetivos claros e mensuráveis
Todo trabalho pode ser mensurável de alguma forma – ainda que isso seja mais desafiador para alguns setores. E isso na gestão por resultados não é diferente.
Definir objetivos claros e mensuráveis, especificados em números e prazos, é a melhor forma de construir um novo cenário para ser avaliado. Para definir esse plano estratégico, considere avaliar o histórico de resultados do negócio para manter os pés no chão e projetar cenários mais realistas de serem alcançados.
Importante: a definição dos objetivos não deve ser função única e exclusiva da liderança, mas precisa envolver também a cultura organizacional da empresa e os colaboradores. Assim, objetivos de médio e longo prazo se mantêm alinhados aos verdadeiros objetivos e propósito da organização.
3. Definir as metas das equipes
A partir dos objetivos de negócio planejados entre a diretoria e os gestores da empresa, esses objetivos precisarão recair sobre os colaboradores. Assim, os líderes precisam definir as metas do setor junto aos liderados, mantendo um senso de participatividade e colaboração para manter o alinhamento em prol dos melhores resultados.
Esse plano de ação – que pode ser trimestral, por exemplo – precisa ser claro e responder perguntas como “O quê”, “Quem” e “Quando”.
Foi pensando nisso que surgiu a Gestão Estratégica de Resultado, treinamento exclusivo para empresas em crescimento acelerado. Nós, da Restart Me, sabemos que o crescimento é desafiador e exige uma gestão ágil. Por isso, nosso modelo de consultoria fornece um agente externo qualificado e experiente para te ajudar a atingir resultados consistentes.
Quer entender melhor como funciona? Clique aqui e fale conosco!
4. Adequar a cultura organizacional da empresa
No tópico 1, nós mencionamos os pilares da gestão por resultados, que são transparência, objetividade e engajamento. Então, não é possível falar sobre o impacto desses pilares na gestão por resultados sem mencionar a relevância da cultura organizacional.
A cultura organizacional da empresa é importante porque ajuda a definir valores, crenças e comportamentos que são encorajados na organização. Assim, quando essa cultura se alinha às metas e objetivos da gestão por resultados, os colaboradores tendem a se manter mais engajados e propensos a trabalhar de forma colaborativa para alcançá-los.
Pensando nisso, o pessoal Gente e Gestão da empresa é um agente ativo que pode adotar algumas estratégias e ações para conduzir todo o time a essa transformação de mentalidade.
5. Medir e monitorar os processos
Monitorar é a chave para corrigir problemas rapidamente.
Nesse sentido, existem ferramentas que podem ajudar a acompanhar o desempenho e alcance das metas em empresa, tais como o método OKR (Objetivos e Resultados-Chave) e os KPIs (Indicadores-Chave de Performance).
As duas abordagens são importantes na gestão por resultados, sendo que a primeira ajuda a definir e acompanhar metas e resultados importantes para uma organização. Já a segunda é um indicador-chave de desempenho que tem como objetivo medir o sucesso da organização em relação aos objetivos específicos.
Ambas abordagens podem ser combinadas para aumentar a eficácia da gestão por resultados, permitindo que a empresa se mantenha sólida e estratégica em seu plano. Ainda bem que hoje você pode contar com a tecnologia que, por meio de softwares, te ajuda no manejo de toda essa operação, incluindo lembretes e relatórios.
6. Avalie o seu progresso
Por fim, avaliando o progresso, você conseguirá enxergar se está indo em direção aos objetivos pretendidos ou se existem pontos de melhoria. Quando a resposta para isso for positiva, é importante que os funcionários se sintam valorizados e reconhecidos para a manutenção dessa cultura!
Quer conferir outros conteúdos sobre carreiras, gestão e inovação? Confira o blog da Restart Me para aprender muito mais!