Como empreender um turnaround em sua carreira com um negócio de franquia?

Mesmo em meio à pandemia global de Covid-19, um relatório chamado “Protegendo o Futuro do Trabalho”, divulgado pela Kaspersky em 2021, mostrou que 53% dos profissionais consideravam mudar de emprego. As principais motivações deles eram manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e ganhar mais.

No entanto, mudança de cargo, de carreira e de propósito também são os outros combustíveis que, por si só, fazem profissionais experientes aventarem novos horizontes. Pensando nisso, como um profissional em busca de turnaround de carreira pode se beneficiar do empreendedorismo no formato de franquias?

Fato é que o Novo Marco Legal de Franquias, aprovado em 2019, regulamentou aspectos importantes na relação franqueador-franqueado. Com isso, muitas marcas enxergaram uma excelente oportunidade para expandir seus negócios, seu canal de vendas e de contato com o público.

Para auxiliar você a entender como empreender um turnaround de carreira através de franquia, reunimos as principais informações sobre o assunto. Está imperdível!

O que é o turnaround de carreira?

Ficar estagnado é o terror de grandes profissionais. Sobretudo no mundo desta década, em que tudo avança a passos largos, é preciso estar sempre preparado para se manter atual e conseguir identificar novas e boas oportunidades.

Nesse sentido, o turnaround de carreira é o nome que damos às mudanças realizadas profissionalmente por um indivíduo. Tais mudanças podem ocorrer por diferentes razões: realização, viver plenamente, alcançar abundância, entre outras. No fim do dia, trata-se de um “chega pra lá” à zona de conforto.

Aliás, isso tudo vai ao encontro do que chamamos de carreiras não lineares, um conceito que compreende que um profissional não tem um único caminho para se desenvolver. Em outras palavras, uma carreira não linear reconhece que há diferentes formas de ascensão – como gestor, líder ou até especialista na área de atuação.

Porém, saiba que o processo de turnaround profissional envolve dor e sofrimento, sendo que o grande propulsor dessa mudança costuma ser um evento ou transformação na vida.

Aliás, conforme as palavras do psicólogo norte-americano Daniel Goleman, “Às vezes é preciso um trauma, grande ou pequeno, para forçar as pessoas a fazerem um balanço de suas vidas. Tal despertar pode resultar de um ataque cardíaco, a perda de um ente querido ou uma tragédia mundial”. (“More Than Sound”, 2014).

Perfil de candidato à franquia

Agora que você entendeu que o turnaround de carreira é um processo empreendido fora da zona de conforto, vamos à prática. Alguma vez você pensou no formato de franquias para dar início a um novo capítulo da sua carreira?

Uma forma de chegar em uma franquia é começar observando o seu perfil. O que você deseja? Como quer ser conhecido? Por exemplo, uma marca consolidada já testou muitas coisas, portanto, precisa de alguém com perfil mais “conservador”, isto é, um “funcionário da marca”, uma pessoa que propõe menos inovações.

Para saber se você está no caminho certo e dar seus primeiros passos, trouxemos os perfis do candidato à franquia: empreendedor, empresário e funcionário. Com isso, para analisarmos, também trouxemos as características de cada um.

O ideal é você fazer um link entre o perfil do candidato à franquia com as âncoras profissionais (que virão no tópico mais adiante). Vamos lá:

Empreendedor

  • Motivação: Busca solução para um problema que encontrou.
  • Autonomia: Caminha sozinho, com pouco ou nenhum suporte da marca.
  • Risco: Disposto a correr alto risco.
  • Regras: Propõe novos padrões e enfrenta dificuldades em seguir as regras.

Empresário

  • Motivação: Enxerga oportunidade de fazer melhor algo que já foi criado.
  • Autonomia: Usa o suporte da marca para questões pontuais que impactam diretamente no resultado do negócio.
  • Risco: Atua com riscos calculados.
  • Regras: Usa as regras para atingir novos resultados.

Funcionário

  • Motivação: Busca estabilidade. Mantém-se ocupado, seguindo as regras.
  • Autonomia: Pouca autonomia. A gestão é compartilhada com o suporte da marca e ele precisa de direcionamento para a tomada de decisões.
  • Risco: Não deseja assumir riscos.
  • Regras: Prefere seguir as regras.

Como as 8 âncoras de carreiras podem ajudar?

8 âncoras de carreira para turnaround

Cada um de nós procuramos coisas específicas em nosso trabalho e carreiras e, a partir dessa ideia, o psicólogo Edgar Schein criou a teoria das 8 âncoras de carreira. As âncoras geralmente se alinham com a percepção subjacente de um indivíduo sobre seus talentos, habilidades, motivações, necessidades, atitudes e valores.

Mas é preciso entender que as âncoras de carreira não são estáticas. Em cada momento de nossas vidas uma delas pode assumir protagonismo, sendo o nosso dever abraçá-la e respeitá-la pelo bem da completude profissional.

Em se tratando do universo de franquias, uma marca cujas regras e padrões ainda são superficiais aceita de braços abertos um franqueado amante de desafios e com perfil inovador, disposto a desenhar as regras e formatos, por exemplo.

A seguir, trouxemos as características de profissionais das 8 âncoras de carreira para você ler, refletir e tentar avaliar onde melhor se encaixa:

1. Estilo de vida

Este profissional busca o equilíbrio entre suas necessidades pessoais, familiares e exigências da carreira.

A franquia precisa ser uma marca consolidada, existente há mais de 5 anos, com padrões bem definidos e que contem com muitos franqueados. Ela também deve ser, preferencialmente, segmento de serviços. A conexão do franqueado com o segmento pode ser baixa.

2. Puro desafio

O profissional atua na solução de problemas aparentemente insolucionáveis. Busca vencer oponentes duros ou superar obstáculos difíceis.

A franquia não precisa, necessariamente, ser uma marca consolidada e contar com anos de existência. Além disso, o perfil desta âncora não está ligado a padrões definidos e alto número de franqueados – uma vez que o profissional aceita bem os obstáculos que surgem.

Por outro lado, ele precisa ter alta conexão com o negócio, isto é, estar em um segmento com o qual possui boa familiaridade. Além disso, uma armadilha pode ser focar muito no desafio sem consultar a viabilidade do negócio.

3. Dedicação a uma causa

Este profissional deseja realizar algo útil.

A marca não precisa ser consolidada nem mesmo contar com padrões definidos e alto número de franqueados. Porém, ele precisa ter uma altíssima conexão com o negócio de franquia, realizando um estudo aprofundado da proposta para garantir rentabilidade.

4. Criatividade empreendedora

Este franqueado busca desenvolver sua própria organização ou empreendimento, a partir da sua capacidade e disposição de assumir riscos.

Seu perfil de franquia ideal é aquele novo no mercado, pouco conhecido e com menos de 3 anos de existência. É necessário ter alguma conexão com o segmento, porém, padrões baixos ou inexistentes é o que move este tipo de profissional, ajudando-o a provar ao mundo os resultados de seus esforços.

5. Segurança

Possui foco na estabilidade no trabalho, visando alcançar a sensação de ser bem-sucedido e se sentir tranquilo.

A marca precisa existir há mais de 5 anos e ser consolidada, possuir padrões bem definidos e muitos franqueados. É importante que o franqueado tenha alta conexão com o negócio.

6. Autonomia e independência

Este perfil de profissional deseja definir seu próprio trabalho, do próprio jeito, em atividades que lhe ofereçam flexibilidade sobre quando e onde trabalhar.

A marca precisa ter tempo de existência superior a 5 anos e possuir padrões definidos. O franqueado, por sua vez, precisa ter alta conexão com o negócio, sendo que as regras são importantes para demonstrar como ele deverá executar o trabalho.

7. Atitude gerencial

O profissional com perfil gerencial visa integrar esforços de outras pessoas em suas funções, sendo responsável pelo resultado da organização.

A marca precisa ser consolidada, com tempo de existência superior a 5 anos e padrões definidos. A quantidade de franqueados é indiferente, mas é necessário que a marca esteja aberta a aceitar críticas e sugestões para inovações e melhoria de processos.

8. Técnico funcional

Por fim, este perfil de profissional aplica suas habilidades específicas no negócio e segue desenvolvendo essas habilidades a um nível cada vez superior.

A consolidação da marca, tempo de existência e número de franqueados é indiferente. Porém, o franqueado precisa ter conexão altíssima com o negócio, enquanto a marca dá abertura para permiti-lo auxiliar no crescimento ou maturidade da empresa.

Certo, e como dar o próximo passo?

Tendo conhecido os perfis de candidatos à franquia e as âncoras de carreira, agora é com você. Reflita calmamente sobre os seus desejos e capacidades e como será possível criar uma realidade de trabalho alinhada às suas perspectivas atuais.

Independentemente da sua âncora profissional, ao empreender o turnaround de carreira e avaliar a escolha de uma franquia, é fundamental que ela:

  • apresente a COF (Circular de Oferta de Franquia), documento elaborado pelo franqueador que apresenta as condições gerais do negócio;
  • esteja conectada com suas principais habilidades ou interesses;
  • tenha resultados compatíveis com o valor do investimento e custos mensais projetados e calculados;
  • possua uma estratégia de expansão básica, auxiliando no estudo de viabilidade do negócio.

Você pode contar, ainda, com uma consultoria que vai te guiar para o próximo capítulo. A Restart Me nasceu para ajudar profissionais experientes no mercado, com boa formação, a se manterem relevantes nas profissões do futuro. Clique aqui para conhecer o programa Turnaround Pessoal!